Em toda musica e imprescindível entre outras coisas a linha do baixo.

Queremos dizer com isso, que temos que construir qualquer frase rítmica, melódica ou harmônica encima de um suporte grave.

Na linha da percussão brasileira, e com os instrumentos brasileiros que são o assunto que hoje nos ocupa precisamos de uma base grave.

Hoje falaremos dos surdos, sendo que somos uma casa brasileira, que produzimos e comercializamos instrumentos de percussão brasileira, e o nosso espírito e falar e mostrar o que de cultura e verdade sabemos e conhecemos dessa matéria.

Para fazer percussão brasileira no caso do Axê ou do Samba, assim mesmo Samba Batucada, precisamos sem nenhum tipo de desculpas, de um surdo. Queremos também esclarecer que um surdo e um instrumento com duas peles montadas em ambos lados de um corpo cilíndrico que deve ter necessariamente o grave para sustentar o andamento do ritmo.

Uma vez explicado isto, não podemos dizer que o grupo ou bateria estão completos, se não usamos os instrumentos apropriados para a base. O grave necessário para ter o chão.

Todo surdo que esteja fora das 26”, 24” ou 22” polegadas de diâmetro não alcança o grave necessário para dar o balanço e o som característico que toda banda de percussão brasileira  precisa.

Surdos de 20”, 18”, 16” ou mesmamente 14” pertencem a família dos agudos, por tanto dentro do grupo o bateria não desempenham o chão necessário para dar sabor e autenticidade ao que verdadeiramente importa  -A MUSICA-  o resultado final.

Com esse planejamento de trabalhar com instrumentos pequenos, bem porque sejam pela comodidade, peso, falta de informação ou basear  o instrumental da banda em uma determinada coreografia, podemos ter um resultado cômodo mais nunca completo musicalmente.

Evidentemente pode ser que sim, pois a loteria existe, eu não acredito.

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Chão; es suelo, es base, es grave, es guía, es marcapasos esencial de toda música.

Fuera de todo invento, que nos parece respetable, fuera de toda idea de fusión, agregar, inventar o hacer por…

Chão e preciso; el bajo, el grave, es necesario, constante en su tiempo y fraseo, nada que inventar, ahí ha estado durante cientos de años, hablamos del surdo.

No confundir un tambor con otro!! El sonido hace la música no el tamaño ni el peso.

Un surdo de 26”, 24” o 22” pulgadas es un surdo en la batería de Samba o Axê y cuando tenga la misión de sostener toda la batería.

Otra cosa es tocar en un escenario o concierto en el cual un pequeño bombo o surdinho haga el grave, siempre y cuando tenga un micrófono y su sonido este ecualizado por una mesa. Y que la música que hagamos sea para acompañar una guitarra, un cavaquinho, un bandolim, un saxo, un piano…en definitiva una harmonía y melodía.

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Pondremos dos ejemplos;

1.   En un grupo de 30 personas (es un ejemplo) que haga un trabajo esencialmente de pasacalles o rua.

Sea una simple batucada de samba o un ritmo de axê, podemos trabajar por ejemplo con:

2 surdos de 24”

3 surdos de 20”

3 surdos de 16”

3 surdos de 14”

Ahora pongamos que solo disponemos de un surdo de 24” o 26” podemos seguir tocando solamente con ese surdo aunque falte volumen tendremos la nota grave necesaria, pero jamás podríamos tocar con 8 surdos de 18”, 16” o 14”!!!!!.

Pues tendríamos con eso muchas notas agudas que juntamente con las notas agudas de  las caixas, os tamborims, timbaus, rocars, repiques, etc. Descompensaría el sonido de la banda.

De cualquier manera, esta información que considero útil debe tenerse siempre en cuenta en el formato y división instrumental de cualquier banda, porque si el surdo 26”, 24” y 22” es necesario como grave en el Samba, chamado de surdão, ou no Axê chamado de fundo, não é, ni mucho menos todo lo necesario para sonar bien musicalmente. Hay otros factores ligados a la base que en este caso es el surdo grave.

Continuara…